terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Vegetarianismo: Um Super Guia para Iniciantes


Muito bem! Parabéns por entrar aqui, já é um ótimo começo e significa que você já está cansada de todo esse consumo de carne, de toda a crueldade com os animais e também que você sabe o bem que faz ao seu corpo deixar de consumir carne. Esse guia é para aquelas pessoas que estão começando a entrar na vida de vegetariano, que, vamos chamar aqui, são as pessoas que não consomem qualquer tipo de carne. Quando falamos em não consumir qualquer tipo alimento vindo de animais, ou qualquer produto que possua algo que veio de animais (leite, queijo, ovos, roupas de couro, etc...) estaremos nos referindo ao veganismo. Portanto esse guia se trata de deixar de consumir carnes, porém o consumo de outros alimentos como ovos, não será dispensado. Acredito que deixar de consumir produtos animais ou qualquer outro tipo de produto deve ser algo gradual, que não deve ser feito de uma única vez, pois a probabilidade de desistir e deixar tudo de lado é muito menor quando você caminha gradualmente.

Lembre-se: é muito mais importante a direção - do que a velocidade!
   Fonte

A primeira coisa com a qual nos preocupamos quando pensamos em deixar de comer carne é: "preciso consumir proteínas e vitaminas, não posso deixar de comer carnes porque é delas que retiro essas substâncias".
É normal, eu também pensava isso. Mas a verdade é que carnes não são a única fonte desse tipo de substância. As proteínas por exemplo, podem ser consumidas a partir de leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha) e as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Basta consumir a quantia adequada desses alimentos diariamente que você estará consumindo as proteínas necessárias. Também, caso não queira deixar de tomar leite e comer ovos, sua proteína diária poderá ser fornecida por esses alimentos. 

Mas posso consumir todas as vitaminas que preciso de produtos que não tenham origem animal?

Não. A Vitamina B12 é a única que você não consegue consumir a partir de vegetais. Quem a produz são bactérias que os animais ingerem e acabam indo parar na carne desses animais, os quais os seres humanos consumirão posteriormente, e é daí que retiramos essa proteína. No passado nós consumíamos essas bactérias também, porém hoje com a higiene mais apurada, acabamos deixando de consumi-las. Uma pessoa vegana deve portanto fazer uso de uma suplementação de vitamina B12. Mas não se preocupe, essa vitamina é barata e simples de se consumir. Também há a opção de se consumir alimentos fortificados com vitamina B12, e ai não precisa-se tomar suplemento. Já uma pessoa vegetariana não precisa fazer uso de suplementação, porque a vitamina B12 está presente nos laticínios e ovos.

O segredo para ser vegetariano e se alimentar bem é: VARIEDADE. Varie, encha seus pratos com vários tipos de vegetais, leguminosas, oleoginosas.

Fonte

Leia mais sobre vegetarianismo nesses links aqui, são um ótimo complemento:

SUPER recomendo esse documentário!


É isso gente, aproveitem! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...